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terça-feira, 26 de julho de 2011

MOTIVOS PARA A FGV/OAB DIVULGAR A LISTA COMPLETA DOS APROVADOS NO EXAME IV UNIFICADO 1ª FASE

1)     INTERESSE SOCIAL: os interessados no exame da ordem não são apenas os candidatos, mas toda a população que receberá eventualmente no mercado os novos advogados;

2)     DIREITO À IFORMAÇÃO: os candidatos e toda a população interessada têm o direito de saber sobre todos os aprovados, a fim de evitar qualquer burla no regulamento ou facilitação a determinada pessoa;

3)     DEVER DE PUBLICIDADE: para garantir a lisura do certame, há a obrigação perante a sociedade de divulgar os resultados da prova.

4)     DEVER DE TRANSPARÊNCIA: se o interesse nos aprovados no exame é geral, especialmente diante de sua obrigatoriedade, ele deve ser mostrado a todos, seja para críticas ou elogios, bem como comparativo com provas anteriores. A divulgação é um termômetro que ajuda a contatar problemas nas faculdades, conter a abertura de novas instituições despreparadas, calcular o nível dos candidatos, valorar a dificuldade do exame de ordem (que deve estar pautado na razoabilidade e proporcionalidade), etc.

5)     CONTRATO: a relação candidato x examinador é contratual. Está pautada no contrato de ADESÃO consubstanciado no edital, unilateralmente elaborado. Os candidatos pagam (uma quantia alta, comparada a concursos públicos), merecendo uma contraprestação razoável.

6)     RELAÇÃO DE CONSUMO: é notória a desproporcionalidade entre as partes envolvidas! O candidato é a parte vulnerável da relação, devendo, o edital ser interpretado de forma mais favorável a ele.

7)     VEDADA PRÁTICA ABUSIVA DO FORNECEDOR: a examinadora FGV/OAB não divulgando o resultado global, de forma transparente e acessível, enquadra sua conduta como prática abusiva.


E sim, como especialista em Direito do Consumidor e diante do dinheiro arrecadado com o exame da ordem, bem como todo o montante envolvido de forma reflexa nesta prova, e o total mercantilismo envolvido, entendo como SIM, ser a relação candidato x examinadora uma relação de consumo!



Gisele Ilana Lenzi

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